O QUE EU SABIA SOBRE MESA POSTA QUANDO COMECEI?
Posso dizer que sempre tive o hábito de por a mesa.
Mesa posta nada mais é do que por a mesa com os itens necessários para a refeição e isso eu fazia com muita frequência. Mas para transformar isso em um negócio, era necessário muito mais do que o hábito.
Resumidamente o que aconteceu?
Eu li o termo mesa posta no instagram associado à imagem de uma mesa lindamente decorada e me apaixonei. Como tudo na internet, quanto mais você busca a respeito de um assunto, mais esse assunto aparece pra você. E começaram a aparecer alguns posts que falavam sobre posicionamento de itens, diferenças entre mesas para determinadas ocasiões, o que fazer com o guardanapo ao sair da mesa, como segurar a xícara, era tanta coisa que eu não sabia... e daí eu percebi que eu estava fazendo aquilo errado.
Quando eu abri a Raffiner, eu não sabia de nada mesmo. E quando eu comecei a montar as mesas com o acervo que eu havia comprado para a empresa, eu tive certeza de que era isso que eu queria fazer para o resto da minha vida. Todo mundo elogiava, eu chegava a me emocionar com algumas montagens e sim, nem todo mundo sabe sobre a posição certa dos itens, mas eu tinha que saber. Isso era meu negócio, eu queria prestar um serviço impecável e atingir um público que valorizasse isso.
![]() |
| Quantos erros você vê nessa mesa? |
Olha o exemplo da mesa da imagem. Essa mesa posta foi montada para um café da tarde entre amigas quando a empresa tinha apenas alguns meses. Peças lindas e diferenciadas, a mesa ficou bonita, aconchegante e a anfitriã ficou super contente em receber suas convidadas com uma mesa Raffiner. Mas eu tinha um problema, ela estava MUITO errada.
Quando comecei a ver conteúdos na internet e comecei a questionar as minhas montagens, minha cabeça explodiu! Se eu queria prestar um serviço de excelência, eu tinha obrigação de saber tudo sobre o assunto. E aí mora o perigo. Porque na ânsia de saber, você vai devorando o tema e havia muita informação desencontrada, como existe até hoje. Inclusive profissionais se contradizem.
Eu fui atrás de me especializar. Fiz mais de 10 cursos sobre mesa posta e etiqueta, li muito e ainda hoje, quase 3 anos depois, eu continuo estudando.
Em 2019 eu escrevi um e-book chamado 50 Perguntas e Respostas sobre Etiqueta à Mesa para ajudar pessoas que passam pelo que eu passei, independente de querer trabalhar com mesa posta ou só gostar do assunto. Para você que chegou até aqui, eu vou dar esse e-book de presente. Basta clicar na imagem abaixo:
E se ficar alguma dúvida, sinta-se a vontade para entrar em contato comigo.
Um beijo e boa leitura!




Comentários
Postar um comentário